terça-feira, 21 de abril de 2009

My preciousss!

Ontem assisit a um filme chamado "Os delírios consumistas de Becky" (acho, talvez o nome não fosse exatamente esse). Eu não estava lá muito empolgado, mas acabei gostando. Pelo menos me fez rir algumas vezes, e me diverti (em alguns momentos, reflexões filosóficas na arte podem ser deixados de lado).

Depois, há menos de uma hora atrás, eu assiti Gossip Girl. Pois é, pode tirar esse olhar do rosto, porque tudo mundo assiste. É o novo The O.C., só que sem as lésbicas e com gente bonita (ah, e divertido). E, juntando o filme e o seriado, comecei a chegar a uma conclusão: Qual é a das mulheres com as roupas?

Não passa uma cena em qualquer coisa feita para mulheres sem que alguém esteja vestindo algo que será comentado por outra personagem. E é incrível como as mulheres conseguem ver características nas peças que para mim são completamente inexistentes. Por exemplo, hoje em GG, uma mulher pegou uma sandália preta com umas faixas verdes e disse "Quem disse que isto não é arte?". Para mim, era um sapato. E não muito bonito. Sapatos, é verdade, parecem ser o ponto fraco, podendo causar orgasmos espontâneos ao se entrar numa loja. Mas isso acontece o tempo inteiro com outras peças: "Este vestido é tão... verão na praia. E sabe, com aquele colar do Natal retrassado?" (aí, a moça desmaia, porque a combinação é simplesmente muito perfeita - ou mara).

Me lembra os enólogos, que conseguem achar gostos no vinho que não deveriam estar alí para começar: "Reparem nas notas de frutas tropicais... e alguns conseguirão sentir também aquele deixo de orégano no final". O vinho é, lembro a todos, feito de uva. Não há lá muitos gostos que ele possa ter. Com a roupa é a mesma coisa (e, claro, também com esmaltes e penteados, mas isso daria um outro post inteiro).

Não que eu não ache roupa bonita. Eu leio GQ, afinal de contas. Gosto de me vestir bem. De usar peças que combinem. Mas tem horas que parece extrapolação. E nessas horas, lembro da frase que Keyra Knightley respondia seu marido em A Duquessa quando este lhe perguntava por que as roupas femininas era tão complexas: "Vocês, homens, tem seus cachorros e suas ocupações para se expressar. Nós temos nossas roupas". Nó século XIX, ainda vai. Mas hoje em dia?

5 comentários:

Luize Valú disse...

só posso fazer um comentário, roupa é tudo de bom. duvido que vc olharia da mesma maneira pra uma menina com roupa feia e pra uma muito bem vestida. maaaas homens sempre serão homens, e há quem diga que nós mulheres nos vestimos para as outras mulheres. ahh!!! o carro de vcs? para outros homens!

O Frango... ® disse...

Hoje em dia também, uai...

Sei lá de onde vem essa obsessão toda, mas deve ser relacionado com a presença de dois genes X... imagina só reconhecer que um sapato tem um detalhe em verde musgo fosco que combina diretamente com o cachecol que elas vão usar, que foi envelhecido em um barril de carvalho por 150 anos.

Ou algo assim =P

Aline disse...

Sou mulher, muito vaidosa e louca por sapatos, mas também acho Gossip Girl um exagero! Até parei de assistir porque de tão superficial, me aborreceu.

Ennio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ennio disse...

Protesto! Sou parceiro de blog seu e nem sou notificado quando há novas publicações?
Tudo bem se não quiser que eu leia seus textos, mas só avise! Se bem que nem adianta mais, já acrescentei o HTTP 403 ao meu agregador rss, então... hehee

Enfim, sobre o texto. Adorei, bem crítico, ácido e, claro, verdadeiro. Só não concordo com a última frase. Mulheres eram mulheres no século XIX, são e continuarão sempre sendo mulheres, meu caro! [/machista insuportável em resposta ao comentário preconceituoso da valu].